top of page
HOME
PORTFOLIO
Latest work
Promocional
Corporate
Social Media
Youtube Channels
Events
Documental series - pilot episode
Petit Ollie
Ollie
WHY A SOFA?
CLIENTS
WHAT DO WE DO?
COFFEE?
YOUTUBE CHANNELS
Facebook
Twitter
Pinterest
Tumblr
Copy Link
Link Copied
Youtube
Play Video
Play Video
Cozinha de Aconchego
Todas as quartas, um novo vídeo de comida simples e deliciosa.
Play Video
Play Video
Arroz de Curcuma
Neste video, vamos fazer o arroz mais bonito e delicioso de sempre, com curcuma, cebolas caramelizadas, amêndoas, romã e coentros. Vamos lá? Ingredientes: 6 colheres de sopa de azeite, divididas 1 dente de alho, esmagado 1 colher de sopa rasa de curcuma 1 chávena de arroz integral, deixado de molho durante 8 horas, lavado e escorrido 2 chávenas de água 1 colher de chá de sal marinho pimenta preta a gosto 1 colher de chá de sementes de coentro 1 colher de chá de sementes de cominhos 1/2 chávena de amêndoas 2 cebolas, cortadas às meias luas 1 colher de sopa de vinagre balsâmico 1 romã descascada coentros ou salsa picados, a gosto Preparação: Aqueça o forno a 180ºC. Aqueça uma panela em lume médio. Assim que estiver quente, adicione o azeite e o alho. Quando o alho estiver ligeiramente dourado, junte a curcuma e logo de seguida, o arroz. Envolva bem o arroz até que fique completamente tingido pelo amarelo da curcuma. Junte a água, sal e pimenta preta e deixe ferver durante alguns minutos. Logo depois, diminua o lume e tampe a panela. Deixe cozinhar durante 40 minutos. Se após esse tempo ainda tiver água na panela, retire a tampa e deixe cozinhar destampado durante mais alguns minutos. Aqueça as especiarias numa frigideira e triture no almofariz. Reserve. Entretanto, coloque as amêndoas num tabuleiro e leve ao forno, durante 8-10 minutos. Depois de retirar do forno, coloque numa superfície fria - isto vai fazer com que fiquem crocantes quando arrefecerem. Por fim, aqueça as restantes 4 colheres de sopa de azeite numa frigideira e adicionar a cebola. Junte algumas pitadas de sal a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo durante 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Se gostar, adicione uma colher de sopa de vinagre balsâmico no final e cozinhe por mais alguns minutos. Adicione, aos poucos, a mistura de especiarias, de acordo com o seu gosto. Para servir, coloque o arroz em baixo, as cebolas caramelizadas em cima e finalize com as amêndoas tostadas, romã e coentros picados.
Play Video
Play Video
Bolo de maçã da Tia Inês
Este foi o primeiro bolo que alguma fiz. Sempre foi um clássico na casa da minha Tia Inês e foi ela que me ensinou a fazê-lo. Adoro-o porque leva mais maçãs do que qualquer outra coisa, isso faz com que seja um bolo húmido, ligeiramente ácido e muito leve. Perfeito para aquele lanche da tarde, com chá e cobertor. Mais fácil de fazer é impossível. Vamos lá? Ingredientes: 5 maçãs gotas de limão 5 ovos biológicos 1 chávena de açúcar mascavado 1/2 chávena de óleo de coco, óleo de girassol ou manteiga (idealmente biológico) 2 chávenas de farinha de trigo 1 colher de chá cheia de fermento Preparação: Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma com manteiga e farinha. Comece por descascar as maçãs e cortá-las em fatias finas. Se preferir, pode fazer isto com a ajuda de uma mandolina. Coloque algumas gotas de limão para a maçã não oxidar. Reserve. Num recipiente médio junte os ovos e o açúcar. Com uma batedeira, mexa até obter uma massa fofa, com pequenas bolhas de ar na superfície. Adicione lentamente o óleo, sem parar de mexer. E, logo depois, junte a farinha - uma chávena de cada vez - e o fermento. É normal que a massa fique espessa. Por fim, junte a mistura às maçãs laminadas. Coloque toda a massa na forma previamente untada e leve ao forno durante 45 minutos. Tenha atenção: como o bolo tem muita maçã é mais difícil perceber se está ou não bem cozido. Por isso, aos 40 minutos espete um palito no centro do bolo e confirme se o palito vem com pedacinhos de massa agarrada. Caso isso aconteça, deixe mais 10 minutos. Desenforme e sirva com (muita) canela por cima :)
Play Video
Play Video
Leite de amêndoas
Adoro fazer leite de amêndoas - pelo sabor, pela textura que dá às minhas receitas, pela praticidade de o preparar. Além disso, depois de aprendermos como o fazer, conseguimos preparar qualquer leite vegetal. Experimentem, é fácil e tão bom :) Ingredientes: 1 chávena de amêndoas (ou qualquer fruto seco) deixadas de molho durante 8 horas 3 chávenas de água filtrada opcional: baunilha, tâmaras, açúcar mascavado Preparação: Comece por lavar bem as amêndoas e escorre-as de seguida. Numa liquidificadora bata as amêndoas com a água. Se quiser utilizar algum item opcional, coloque neste momento. Com a ajuda de um voal ou pano de algodão, coe o leite. Guarde o leite num recipiente fechado no frigorífico durante 4 dias. Espero que gostem :) Avisem-me se tiverem alguma dúvida.
Play Video
Play Video
Leite Dourado
Sou apaixonada pelo leite dourado. Pelo sabor delicioso, pelo cheiro que invade a cozinha, mas especialmente pelo que me faz sentir. Gosto do ritual de o preparar, da mistura de especiarias, da companhia que me faz num dia frio. É um receita tradicional indiana, normalmente feita com leite de vaca, que é repleta de especiarias que fazem bem ao corpo e à alma. E não poderia ser mais simples: Ingredientes: 1 chávena de leite (eu uso leite de amêndoas, mas podem escolher o que mais gostam) 2 colheres de chá rasas de curcuma em pó 1 pitada de pimenta preta 3 rodelas de 1 cm de gengibre 1 colher de chá rasa de canela 1 colher de café de óleo de coco (opcional) 1 colher de chá de mel Preparação: Aqueça o leite de amêndoas numa panela, em lume médio. De seguida, adicione curcuma, pimenta preta, gengibre, canela e óleo de coco. Deixe cozinhar, em lume médio, sem ferver, durante - aproximadamente - 5 minutos. Assim que começar a fervilhar, cozinhe durante mais alguns minutos e retire a panela do fogo. Entretanto, coloque uma colher de chá de mel dentro de uma chávena. Coe o leite dourado directamente para a chávena e beba quentinho.
Play Video
Play Video
Hummus de Abóbora Assada
O mundo vegetariano deu um twist ao hummus tradicional - que já é delicioso por si só. Mas agora as variações são tantas: beterraba, pimentos, especiarias, limão e a lista só aumenta com a nossa imaginação. A verdade é que todas são fantásticas, por isso, só posso assumir que a combinação de grão de bico, tahini, alho, azeite e limão é tão mágica que tudo o que juntamos fica incrível também. Este aqui é feito com abóbora hokkaido assada e com uma mistura de especiarias que combina na perfeição. É um hummus de Inverno - tão bom! Ingredientes: 300G de abóbora hokkaido assada 600G de grão de bico, cozido e descascado 3 colheres de sopa de tahini ½ chávena de azeite 1 dente de alho sumo de meio limão sal a gosto 1 colher de chá de cominhos e 1 colher de chá de pimenta preta, tostados e moídos (opcional) se necessário, acrescentar aos poucos ½ chávena de água Passo-a-passo: 1. Comece por misturar todos os ingredientes no processador. Poderá ser necessário parar o robot para retirar as partes da mistura que ficaram nas paredes, com a ajuda de uma espátula. Repita este processo até conseguir obter uma mistura cremosa e homogénea. 2. Se gostar de especiarias, coloque aos poucos o mix de cominhos e pimenta preta e envolva bem. 3. Sirva com azeite, pão fresco e mais especiarias.
Play Video
Play Video
Massa com creme de abóbora e chips de couve kale
A comida de conforto que é a cara do Inverno. Esta massa cremosa vai deixar qualquer pessoa mais feliz pois afinal é possível comermos abóbora e couve da forma mais saborosa - e gira - de sempre :) Ingredientes para o creme de abóbora : 1 abóbora hokkaido assada 3 colheres de sopa de tahini 1 colher de sopa de vinagre de arroz 1 colher de chá de óleo de sésamo tostado 1 colher de sopa de tamari 1 chávena de leite vegetal (não pode ser doce) 2 colheres de chá de miso sal e pimenta preta a gosto Ingredientes para as chips de couve kale: 4 chávenas de couve kale ½ chávena de nozes 1/3 de chávena de levedura nutricional 2 colheres de sopa de azeite 1 colher de chá de sal Passo-a-passo: Pré-aqueça o forno a 180º. Corte a abóbora a meio e retire as sementes. Coloque a abóbora numa assadeira, com uma pitada de sal e um fio de azeite e leve ao forno durante 30 minutos - até que seja possível penetrar a abóbora com um garfo. Reserve. Enquanto a abóbora está no forno, junte numa malga todos os ingredientes para fazer as chips de couve kale e misture bem. Distribua por uma assadeira e leve ao forno a 150º durante 20/25 minutos, até que as couves fiquem tostadas. Reserve. Coloque numa liquidificadora todos os ingredientes do creme de abóbora e triture até obter uma mistura homogénea. Reserve. Cozinhe um pacote de 250G de massa integral biológica de acordo com as instruções da embalagem. Envolva o creme de abóbora com a massa ainda quente e disponha as chips de couve kale por cima.
Play Video
Play Video
Chocolate Quente
Chocolate quente é a melhor coisa do Inverno! Quem não concorda, não sabe o que é bom :) Para esta receita escolhi o leite de avelãs, mas podem usar o leite que vocês mais gostam. Depois só precisam de juntar todos os ingredientes numa panela e leva-la ao fogão em lume baixo. Acendam uma vela, coloquem uma música boa e deixem-se ficar pela cozinha porque durante os 10 minutos seguintes têm de mexer com alguma frequência o chocolate quente. Mas vale muito a pena :) Ingredientes: 350 ml de leite de avelã (ou algum outro leite à escolha, desde que seja sem açúcar) 1 colher de sopa de cacau 1 pau de canela 1 colher de sopa rapadura integral ou açúcar mascavado 1 colher de sopa de agave (se quiser menos doce, não coloque o agave) 15-20G de chocolate 70% 1/3 de vagem de baunilha, cortada longitudinalmente, interior e casca 1 pitada de sal Passo-a-passo: Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogão, em lume baixo durante, aproximadamente 8 minutos, mexendo frequentemente. Assim que a mistura começar a engrossar, retire do fogo e sirva. Se gostar de canela, pulverize mais um pouco por cima.
Play Video
Play Video
Feijoada de cogumelos com algas
Comida de panela para ter todos os amigos e família à volta da mesa. Ingredientes: 1 chávena de cogumelos shitake desidratados 4 colheres de sopa de azeite 2 cebolas médias, cortada aos cubos pequenos 1 cenoura média, cortada aos cubos pequenos 1 talo de aipo médio, cortado aos cubos pequenos 1 colher de sopa de gengibre picado 2 chávenas de cogumelos frescos à escolha (shitake, marron, paris, portobello), laminados 200G de feijão branco (ou alguma outra variedade à escolha), previamente cozido 1/2 chávena de algas arame (wakame também funciona muito bem) 1 colher de sopa de molho de soja 1/2 chávena de miso sal a gosto Passo-a-passo: Comece por verter água morna por cima dos cogumelos shitake desidratados. Deixe de molho durante, pelo menos, 30 minutos. Numa panela grande, aqueça o azeite e junte a cebola. Assim que começar a ficar translúcida adicione a cenoura e o aipo. Coloque uma pitada de sal e tampe a panela para os vegetais cozinharem durante, pelo menos, 10 minutos, em lume brando. Mexa ocasionalmente. Adicione o gengibre picado e os cogumelos frescos à panela, envolvendo-os bem. Com a ajuda de um coador, verta a água dos cogumelos shitake desidratados para um recipiente e reserve. Adicione os cogumelos ao refogado, envolvendo-os. Junte a água coada e o feijão, aumente o fogo e deixe ferver durante alguns minutos. Reduza para lume médio, adicione as algas e o molho de soja e deixe cozinhar durante, pelo menos, 10 minutos. Este passo é fundamental para que a feijoada comece a ganhar sabor. Retire 2 chávenas de caldo para um recipiente e misture com o miso até obter uma mistura completamente homogénea. Desligue o fogo, volte com a mistura para a panela e envolva com o restante ensopado. Prove e ajuste o sal. Sirva com folhas de flor de capuchinha ou agrião.
Load More
PORTFOLIO
bottom of page